D3O

banner-hhc

Os D3O (the trio) nasceram em 2002, em Coimbra, das cinzas dos Tédio Boys. Estrearam-se ao vivo na 1ª parte dos Parkinsons (banda doutro ex-Tédio Boys, Vitor Torpedo) num concerto no Le Son em Coimbra.

Toni Fortuna (voz e guitarra) foi membro dos M’as Foice e vocalista dos míticos Tédio Boys que fizeram carreira nos EUA. À frente dos Tédio Boys e durante as três longas digressões por terras do Tio Sam, Toni partilhou palcos com grupos como Southern Culture On The Skids, Bomboras, Satan’s Pilgrims, Dwarves, Dictators e ainda teve o privilégio de actuar na festa de aniversário de Joey Ramone (Ramones).

Tó Rui (guitarra e voz) passou por grupos como Batwings, Garbage Catz e Tu Metes Nojo. Miguel Benedito (bateria e voz) fez parte da última formação dos Garbage Catz e dos Planet Jacumba antes de integrar os D3O.

O trio depois de editar SixPackTrack (2003) e 8 Tracks On Red (2004) concluíram em 2005 com 7 Heartbeat Tracks (produzido por Paulo Miranda – Unplayable Sofa Guitar, Old Jerusalem, Legendary Tiger Man), o projecto inicial: um trio / três EPs.

Em 2008, The Box, compilou numa luxuosa caixa de madeira (limitada a 100 exemplares individualmente numerados e apenas disponível nos concertos e sites da banda) esses 3 trabalhos, e acrescentou um CDsingle promocional com os novos temas “Take This Love Toni Fortuna – voz, guitarra | Tó Rui – guitarra, voz | Nito – bateria, voz

From Me” (com a participação de Raquel Ralha dos Wraygunn/Belle Chase Hotel/Azemblas Quartet) e “Junior Daddy”.

Simultaneamente, a editora inglesa Dirty Water Records colocou no mercado mundial, um single em vinil 7”, com os temas “Wanna Hold You” e” Go”.

Depois de um ano cheio de concertos, que incluíram passagens pelo Coliseu dos Recreios (na 1ª parte de Bloc Party), o Festival Alive, a alucinante noite com Mudhoney, novas incursões por Espanha e Inglaterra (Manchester, Sheffield e Londres), Toni Fortuna e companhia começaram o ano de 2008 com a “Box Tour”. Ao longo dos anos os D3O tocaram com artistas tão diferentes como The Kills, Speedball Baby, CJ Ramone, Danko Jones e Mooney Suzuki.

Depois de gravarem uma sessão “3 Pistas” para o programa ‘Portugália’ da Antena 3, que incluiu uma versão acústica de “Rehab” de Amy Winehouse, os D3O gravaram o álbum estreia, Exposed, produzido pelo holandês Wout Straatman (o mesmo de ‘Farewell’ – Sean Riley & The Slowriders) e editado em 2009.

No início de 2012, os d3o concluíram as gravações de novo álbum de originais, Love Binder, ainda com Miguel Benedito na bateria, entretanto emigrado para o Canadá.

Nito, ex-companheiro de Toni Fortuna nos seminais M’as Foice e Tédio Boys, foi o escolhido para ocupar o lugar de baterista.

Love Binder foi editado dia 2 de Setembro de 2013 e os D3O regressaram rapidamente ao seu habitat natural, o palco.

https://www.facebook.com/d3o.rock/

Tags: